segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O troco

Começo a perceber que o troco da moeda de 1 centavo parece uma maldição. Pois então! Fico logo preocupada com o fatídico encontro de cliente/caixa. Por vezes, acho divertido. Fico na espectativa da expressão facial. Sempre que vou no comércio -em especial, padarias - me deparo com o lema do troco de 1 centavo. Poxa vida, isso me aborrece e bastante.
A gente faz as compras e quando chega no caixa, dá a exata quantia de R$ 4,99. Então paga-se com uma nota de 5 reais e a(o) caixa recebe, fecha a gaveta e te ignora. Até aí, tudo bem! Pode ocorrer de ter se enganado...acontece! Então, quando a gente pede o famigerado 1 centavo, aquele que lhe pertence mas não lhe foi entregue, a(o) caixa olha para a sua cara -incrédulo- abre a gaveta, lhe dá o troco com muita má vontade e ainda por cima(com um sorrizinho debochado) sacode a cabeça em desaprovação como se você, o cliente, estivesse ali só para tramá-lo com aquele estúpido centavo. Eu penso que não chegaria à riqueza com aqueles centavos "esquecidos" na gaveta e nem o faço (pedir) para desafiar ou provocar alguém. Eu peço "meu centavinho" de troco porque, ele é meu e me foi tirado quando me ignoram e passam a chamar o próximo da fila. Eu tenho direito a troco -seja a quantia que for- porque ele me pertence. Quando alguém me ignora o troco é o mesmo que enfiar a mão em meus bolsos e tomar o meu dinheiro. Trocando em miúdos...todos os dias sou vítima de um assalto "discreto".

Nenhum comentário: